quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

LENDA – O bispo e a burra




O bispo e a burra


Esta é uma história que irá virar lenda — saiba o povo com a sua arte acrescentar-lhe imaginação.

Em tempos remotos — ainda não havia, em muitas paróquias serranas, acessos a carro — uma das mais afastadas da então vila de Amarante foi agraciada com a visita do Bispo da Diocese.

Marcada a data tudo se preparou para receber Sua Excelência com festa e charanga. A igreja tinha os altares engalanados; a torre sineira rejubilava com enfeites em papel; as ruas ricamente atapetadas com verdes e flores e até as casas tinham lavado a cara. 

Honra destas não era todos os dias e Canadelo fazia questão de receber o prelado, mais alto da diocese, com honra, alegria e prazer.

Chegado o dia toca a organizar o cortejo que iria receber o senhor Bispo no lugar de Ordes, que ficava a cerca de cinco quilómetros do centro da freguesia. Como o carro não passava deste lugar era imperioso ajaezar uma burra para o transporte de Sua Excelência.

Se bem o pensaram melhor o fizeram. Ajaezaram uma burra, enfeitaram o percurso e fizeram um lindo tapete de flores e no local, em Ordes, um grande arco dava as boas-vindas ao senhor Bispo.

Chegado o Prelado é recebido com palmas, acenos, foguetes e charanga. Ao ver o transporte que lhe estava destinado ficou perplexo e indeciso sobre a segurança e as capacidades do animal.

O dono do bicho, ao ver tanta hesitação, como bom conhecedor das prestações da sua besta, resoluto e cheio de simpatia virou-se para o Bispo e disse:

- Atrepe-lhe tio bispo..., olhe que a burra pode..., ela até arrasta o diabo.

Perante argumentos tão convincentes, o Prelado, não teve outro remédio senão subir para a mansa e bem-educada burra que, ao rebate de uns “arre boneca”, iniciou a longa caminhada até à engalanada freguesia de Canadelo, tão rica na sua história e na sua gente.



Fonte: Biblio PATRÍCIO, António Lendas de S. Gonçalo e de Amarante Amarante, Paróquia de S. Gonçalo, 2009.

Imagem. Pintura de Lucília Aranha – pintora portuguesa nascida em 1877.


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...