sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

JANE ADDAMS – «A cidadã mais útil dos Estados Unidos»




JANE ADDAMS

(Cedarville, EUA,1860 — Chicago, 1935) 
Filantropa e Pacifista


Filantropa e doutrinadora, considerada, pelo presidente Teodoro Roosevelt, «a cidadã mais útil dos Estados Unidos». Aliás, o seu pai, já revelara alto espírito humanitário, defendendo a abolição da escravatura. 

Jane pretendia ser médica, mas teve de desistir desse propósito, por ser de constituição débil. Porém, tendo visitado, em Londres, os Serviços Sociais daquele país, sentiu nascer a sua vocação. 

Ao regressar a Chicago, tornou-se uma ardorosa apóstola da paz e da justiça social, resolvendo criar instituições que protegessem os imigrantes e os trabalhadores de todas as raças. 

Em conjugação com a sua amiga, Helena Gates Starr, instalou-se, num barracão, que elas próprias lavaram e prepararam, nele inaugurando, em 1889, um serviço de assistência social, que ficou conhecido por Hull House, do qual foi chefe-residente até ao termo da sua existência. 

Ali instalou jardins-de-infância, agência de empregos, oficinas, campos de recreação, bibliotecas, escolas de música, aulas de artesanato, clubes, lares para jovens, etc. 

Além disso, desenvolveu uma frutuosa acção, no sentido de conseguir a promulgação de leis de protecção ao trabalho de menores e de mulheres, de segurança das fábricas, de arbitragem em conflitos de trabalho, etc.  Foi, também, defensora do sufrágio feminino, revelando-se uma grande pacifista. 

Apenas ocupou um lugar remunerado: o de inspectora municipal da limpeza urbana. Todos os demais foram gratuitos, e Jane dava, ainda, dinheiro do seu bolso para eles.

Fundou a "Associação para o Avanço dos Povos de Cor", e tomou parte na Conferência Feminina Internacional da Paz. 

Foi escritora e conferente, versando temas humanitários. 

Em 1931, foi-lhe conferido o “Prémio Nobel da Paz”, e, em 1960, os Estados Unidos celebraram, com impressionantes comemorações, o 1º centenário do seu nascimento.


in “Dicionário de Mulheres Célebres”


******


Palavras 
de 
Jane Addams

"De todos os aspectos da miséria social nada é tão doloroso quanto o desemprego."




1 comentário:

  1. DEVIDO AO DESEMPREGO MILHARES DE JOVENS FAMÉLICOS E DE PAIS CARENTES SE ENCONTRAM EM DESCAMINHOS E TEM POR ÚNICA MORADA CALABOUÇOS DOS MAIS INFERNAIS. AS AUTORIDADES LHES VIRAM AS COSTAS. SÃO CARÍSSIMOS AO ESTADO. SUA REEDUCAÇÃO QUASE NÃO ACONTECE, E SIM REINCIDÊNCIAS. POR TRÁS DELES, EXISTEM OS SENHORES DOS CRIMES. SÃO PROTEGIDOS POR PODERES OCULTOS. SUAS REBELIÕES SÃO CARÍSSIMAS PARA O ESTADO. RECOLHER CADÁVERES É UMA LIMPEZA NECESSÁRIA. QUEM SE OPÕE? APENAS A MADRE TEREZA, ALMAS VIRTUOSAS DE GRANDE CORAÇÃO, MAS SEM PODER AQUISITIVO. QUEM SE CANDITARIA A SANAR TAL INFORTÚNIO?

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...