sábado, 27 de junho de 2020

KARL POPPER E EINSTEIN – Um encontro muito gratificante



KARL POPPER
(Viena, Áustria, 1902 - Londres, Reino Unido, 1994)
Filósofo

***
Foi um dos grandes pensadores do século XX, cujo racionalismo crítico se opôs a todas as formas de relativismo, convencionalismo e cepticismo.

***

POPPER E EINSTEIN
Um encontro muito gratificante


Popper contou que uma das experiências mais gratificantes da sua vida intelectual foi o seu encontro com Einstein. Sentiu-se muito honrado por personalidades do nível de Einstein e Bohr assistirem à sua conferência sobre «Indeterminismo na física quântica e na física clássica».

Os dois tiveram intervenções em que elogiavam a posição do conferencista. Conta Popper que discutiu longamente com Einstein sobre indeterminismo e assegura que tentou persuadi-lo a abandonar a sua concepção determinista, a respeito do que Einstein foi muito receptivo. Pensou também que concordava com ele sobre a necessidade de manter uma posição realista face ao idealismo de Gödel.

Pondo de lado o aspecto prolífico das suas discussões, deve salientar-se que Popper ficou deslumbrado com um homem que projectava uma atitude franca, bondosa, cheia de bom senso, sabedoria e uma quase infantil simplicidade.

Popper reconheceu sempre que a teoria da relatividade de Einstein tinha sido uma influência decisiva que estava conceptualmente na base de toda a sua filosofia da ciência.




in “Karl Popper – Vida, pensamento e obra”






Sem comentários:

Enviar um comentário