terça-feira, 21 de abril de 2020

CAOS EM LUGAR DE MÚSICA





CAOS EM LUGAR DE MÚSICA


Com a estreia da sua ópera Lady Macbeth de Mzensk, a 22 de Janeiro de 1934, no Pequeno Teatro de Leninegrado, e a sua apresentação dois dias mais tarde no Teatro Stanislavsky de Moscovo, Dmitri Chostakovitch vive um dos seus maiores triunfos como compositor.

«Desde a A dama de espadas, de Tchaikovsky – assinala a crítica -, nunca a música russa tinha produzido uma obra de tal profundidade e efeito.»

O público compartilha este entusiasmo e enche as salas durante praticamente dois anos, até que, em 1936, Estaline decide assistir a uma representação em Moscovo. A reacção que a obra provoca no ditador é expressa num editorial anónimo do jornal Pravda, intitulado «Caos em lugar de música», no qual se denuncia o carácter «antipopular», burguês e formalista da partitura. Esta desaparece imediatamente do cartaz.

É o início de uma etapa caracterizada pelos contínuos conflitos do compositor com o regime soviético.





in “Auditorium”



Sem comentários:

Enviar um comentário