sexta-feira, 18 de outubro de 2013

EDGAR ALLAN POE

 

         Edgar Allan Poe nasceu em Boston, Estados Unidos da América, no dia 19 de Janeiro de 1809. Viveu até 7 de Outubro de 1849.

        Poeta, contista, editor e crítico literário, participou no movimento romântico americano.

        Publicou o primeiro livro de poesia em 1827, intitulado “Tamerlane and Other Poems”.

         Edgar Allan Poe é reconhecido como o autor de obras-primas do terror, envolvendo mistério e tragédia. Foi, talvez, o criador da ficção policial.

 
 
Annabel Lee

 
 
Foi há muitos e muitos anos já,

Num reino ao pé do mar.

Como sabeis todos, vivia lá

Aquela que eu soube amar;

E vivia sem outro pensamento

Que amar-me e eu a adorar.

 

Eu era criança e ela era criança,

      Neste reino ao pé do mar;

      Mas o nosso amor era mais que amor

      O meu e o dela a amar;

      Um amor que os anjos do céu vieram

      a ambos nós invejar.

 

E foi esta a razão por que, há muitos anos,

Neste reino ao pé do mar,

Um vento saiu duma nuvem, gelando

A linda que eu soube amar;

E o seu parente fidalgo veio

De longe a me a tirar,

Para a fechar num sepulcro

Neste reino ao pé do mar.

 

E os anjos, menos felizes no céu,

      Ainda a nos invejar...

      Sim, foi essa a razão (como sabem todos,

      Neste reino ao pé do mar)

      Que o vento saiu da nuvem de noite

      Gelando e matando a que eu soube amar.

 

Mas o nosso amor era mais que o amor

De muitos mais velhos a amar,

De muitos de mais meditar,

E nem os anjos do céu lá em cima,

Nem demônios debaixo do mar

Poderão separar a minha alma da alma

Da linda que eu soube amar.

 

 

Porque os luares tristonhos só me trazem sonhos

      Da linda que eu soube amar;

      E as estrelas nos ares só me lembram olhares

      Da linda que eu soube amar;

      E assim 'stou deitado toda a noite ao lado

      Do meu anjo, meu anjo, meu sonho e meu fado,

      No sepulcro ao pé do mar,

      Ao pé do murmúrio do mar.

 
 
Edgar Allan Poe
Tradução: Fernando Pessoa


 

 

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...