quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

FRANCISCO RODRIGUES LOBO - Mil Anos Há que Busco a Minha Estrela


FRANCISCO RODRIGUES LOBO
(Leiria, Portugal, 1580 – 1622)
Poeta

***

 

MIL ANOS HÁ QUE BUSCO A MINHA ESTRELA


Mil anos há que busco a minha estrela 
E os Fados dizem que ma têm guardada;
Levantei-me de noite e madrugada,
Por mais que madruguei, não pude vê-la.

Já não espero haver alcance dela
Senão depois da vida rematada,
Que deve estar nos céus tão remontada
Que só lá poderei gozá-la e tê-la.
 
Pensamentos, desejos, esperança,
Não vos canseis em vão, não movais guerra,
Façamos entre os mais uma mudança:

Para me procurar vida segura
Deixemos tudo aquilo que há na terra,
Vamos para onde temos a ventura.


in 'Fénix Renascida'
 




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...