quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

VEIGA SIMÕES - A Oração da Árvore

 
 
 
 
 
 

Veiga Simões (Arganil, Portugal, 1888 – Paris, França, 1954).

Foi escritor, poeta, político, investigador, diplomata, historiador e jornalista.
Teve uma brilhante carreira diplomática por diversas capitais estrangeiras.
Escreveu a partir de Berlim, entre 1933 e 1940, os relatórios que se encontram reunidos no volume: Correspondência de um diplomata no III Reich.

 
                   A Oração da Árvore

 
Tu que passas e ergues para mim o teu braço
Antes que me faças mal olha-me bem.
Eu sou o calor do teu lar nas noites frias de inverno
Ou sou a sombra amiga
Que tu encontras quando caminhas sob o sol de agosto
E os meus frutos são a frescura apetitosa
Que mata a sede nos caminhos.
Eu sou a trave amiga da tua casa,
A tábua da tua mesa,
A cama em que tu descansas
E o lenho do teu barco.
Eu sou o cabo da tua enxada,
A porta da tua morada,
A madeira do teu berço
E o aconchego do teu caixão.
Sou o pão da bondade e a flor da beleza.
Tu que passas olha-me bem
E não me faças mal.

 
Veiga Simões

 
O poema, A Oração da Árvore, está colocado em azulejos no Parque de Merendas, por iniciativa da Câmara Municipal de Arganil.
 
 
 

 
 


1 comentário:

  1. Quando eu tinha nove anos, minha professora me designou para recitar, de cor, a "Oração da Árvore", diante dos alunos da escola primária postados no pátio. Era 21 de setembro de 1952, dia da árvore. Homenagem à árvore na Escola da Lança, município de Porto União - SC - Brasil.

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...