sexta-feira, 7 de junho de 2019

RUI KNOPFLI – Ginástica Aplicada



RUI KNOPFLI
(Moçambique, 1932 - Portugal, 1997)
Poeta, crítico literário

***

A sua poesia apresenta um tom discursivo e descritivo, mas sempre orientada para a interiorização. 

in “Grande Livro dos Portugueses”

***
GINÁSTICA APLICADA


Meu verso cínico é minha terapêutica
e minha ginástica. Nele me penduro
e ergo, em sua precisão de barra fixa.
Nele me exercito em pino flexível,
sílaba a sílaba, movimento controlado
de pulso, e me volteio aparatoso
na pirueta lograda, no lance bem ritmado.

Há um sorriso discreto em minha segurança.

Porém, se às vezes me estatelo, folha seca
(o verso é difícil e escorregadio), meu verso,
como de vós, ri-se de mim em ar de troça.
 




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...