sexta-feira, 12 de julho de 2019

ANTONIN ARTAUD - Post Scriptum




ANTONIN ARTAUD
(Marselha, França, 1896 – Paris, 1948)
Poeta, dramaturgo, actor
                                  
 ***
Artaud passou nove de seus últimos onze anos confinado em instalações mentais, mas continuou a escrever, produzindo algumas de suas melhores poesias durante os últimos três anos de sua vida. 

(…)No entanto, Sontag, outros biógrafos e revisores concordam que a principal influência de Artaud estava no teatro. Segundo Sontag, Artaud "teve um impacto tão profundo que se pode dizer que o curso de todo o teatro sério recente na Europa Ocidental e nas Américas se divide em dois períodos - antes de Artaud e depois de Artaud". 


in“Poetry Foundation"


***
POST SCRIPTUM

Quem sou?
De onde venho?
Eu sou o Antonin Artaud
e basta dizê-lo
como sei dizê-lo,
imediatamente
vereis o meu corpo actual
voar em estilhaços
e em dois mil aspectos notórios
refazer
um novo corpo
onde nunca mais
podereis
esquecer-me.

Eu, Antonin Artaud, sou meu filho,
meu pai,
minha mãe,
e eu mesmo.
Eu represento Antonin Artaud!
Estou sempre morto.

Mas um vivo morto,
Um morto vivo.
Sou um morto
Sempre vivo.
A tragédia em cena já não me basta.
Quero transportá-la para minha vida.

Eu represento totalmente a minha vida.

Onde as pessoas procuram criar obras
de arte, eu pretendo mostrar o meu
espírito.
Não concebo uma obra de arte
dissociada da vida.

Eu, o senhor Antonin Artaud,
nascido em Marseille
no dia 4 de setembro de 1896,
eu sou Satã e eu sou Deus,
e pouco me importa a Virgem Maria.






Tradução: Aníbal Fernandes




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...