sexta-feira, 5 de julho de 2019

JORGE BUCAY - Cobiça



JORGE BUCAY
(Buenos Aires, Argentina, 1949)
Escritor, psiquiatra

***

COBIÇA

Ao cavar para erguer uma cerca que separasse o meu terreno do dos meus vizinhos, encontrei, enterrado no jardim, um velho cofre cheio de moedas de ouro.

Não foi pela riqueza que ele me interessou, mas pela estranheza do achado.

Nunca fui ambicioso, e os bens materiais não são muito importantes para mim.

Depois de desenterrar o cofre, tirei as moedas e dei-lhes brilho. Estavam tão sujas e enferrujadas, as pobres!

Enquanto as estava a empilhar ordenadamente em cima da minha mesa, comecei a contá-las…

Constituíam uma verdadeira fortuna. 

Só para passar o tempo, comecei a imaginar todas as coisas que poderiam comprar-se com elas…

Pensava no contentamento que sentiria um ambicioso que encontrasse semelhante tesouro…

Por sorte…

Por sorte não era o meu caso…


Hoje veio um homem reclamar as moedas.

Era meu vizinho.

Pretendia garantir, o grande miserável, que as moedas tinham sido enterradas pelo seu avô e que, portanto, lhe pertenciam.

Aborreceu-me tanto…
- que o matei!
Se não o tivesse visto tão desesperado por possuí-las
ter-lhas-ia dado porque não há nada que me importe menos do que as coisas que se compram com dinheiro…
Mas a grande verdade é que não suporto as pessoas gananciosas…




in “Contos para Pensar”

 







Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...