terça-feira, 23 de julho de 2019

TRISTAN CORBIÈRE – Pobre Rapaz



TRISTAN CORBIÈRE
(França, 1845 - 1875)
Poeta

***

POBRE RAPAZ
A Besta-Fera

Ele que assobiava altivo, seu desafinamento,
Perto de mim minguava; ele procurava,
Não achava, e… eu gostava de ver que o tento
Lhe faltava, o herói não soube ver que me amava.

Provoquei ricochetes no peito em tormento.
Ele só olhava… É isso que o estragava?…
Que difícil é tocar o poeta, este instrumento!…
Eu o toquei, E isso – de fato – me alegrava.

Morreu!… Ah – até que era um rapaz engraçado.
Levou então a sério o papel destinado
Para si, nem me contou… – E morreu, assim?…

Teria se deixado fluir de poesia?…
Morte de chic, de tísica, ou porque bebia,
Ou, talvez, enfim de nada…
talvez de Mim!




Tradução: Marcos António Siscar
 







Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...