quinta-feira, 8 de agosto de 2019

ISABEL WOLMAR – Entre o trabalho e os estudos




ISABEL WOLMAR
(Lisboa, Portugal, 21 de Março, 1933 – 21 de Julho, 2019)
Locutora, apresentadora, produtora, repórter, actriz, poetisa, declamadora, cantora.

***

ENTRE O TRABALHO E OS ESTUDOS


Depois do Jardim de Infância e do Colégio Parisiense, eu e os meus irmãos transitámos para o Colégio Moderno, onde o meu pai era professor de Música e Canto Coral. Fazia-se muito teatro no colégio e nós tivemos a sorte de ter tido como professores da Arte de Dizer, primeiro o Manuel Lereno e, uns anos mais tarde, a Doutora Maria Barroso. Marcou-me muito o sogro dela. O professor João Soares, pai do Doutor Mário Soares. Foi ele que me aguçou o interesse pela política.

Eu e os meus irmãos nunca estudávamos muito, mas tínhamos boas notas. Eu então, tinha um ouvido extraordinário. Até a minha mãe estranhava: «então, tu não estudas?», mas eu já sabia a matéria e estudava pouco tempo antes dos exames.

Aos 16 anos fui trabalhar para ajudar a minha família, como secretária de administração num grupo que detinha quatro empresas do sector fabril. Cheguei a ser vítima de assédio sexual. Foi muito mau, mas eu precisava realmente de trabalhar e calei-me, engoli o sapo.

Mais tarde, consegui começar a estudar Economia à noite, por causa do trabalho. Não gostava do curso, eu gostava era de História. Tive quase um esgotamento e acabei por deixar a Economia ao fim de dois anos. Comecei depois a trabalhar a sério na Emissora Nacional e na televisão, e resolvi estudar Línguas, Andei na Alliance Française, onde consegui uma bolsa de estudo de História Francesa para a Sorbone, e estudei no Instituto Italiano, onde consegui uma bolsa de Literatura Italiana para a Universidade de Perugia. Recusei ambas porque não tinha tempo! Andava a correr de um lado para o outro entre o trabalho e os estudos, e estava fora de questão deixar tudo para ir para o estrangeiro. Fiz ainda dois anos de alemão no Instituto Alemão, estudei inglês na Berlitz e depois, já através da televisão, continuei com esta língua no American Language Institute.

Portanto, além da Economia, o que eu realmente estudei foi teatro e línguas. Apesar de ter feito carreira na televisão, efectivamente nunca estudei jornalismo nem publicidade. Não foi na escola que os aprendi, aprendi com os melhores, já a trabalhar. Foi na rádio que me estreei…


***

Prefiro enfatizar o lado engraçado da vida. É esse lado que eu gostaria que recordassem sempre.


***


in “A Vida com um Sorriso” – Patrícia Costa Dias



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...