terça-feira, 10 de dezembro de 2019

PEDRO HOMEM DE MELLO - Povo que lavas no rio




PEDRO HOMEM DE MELLO
(Porto, Portugal, 1904 - 1984)
Poeta, folclorista

***

POVO QUE LAVAS NO RIO


Povo que lavas no rio
Que talhas com teu machado
As tábuas do meu caixão
Há-de haver quem te defenda
Quem compre o teu chão sagrado
Mas a tua vida não

Fui ter à mesa redonda
Beber em malga que esconda
Um beijo de mão em mão
Era o vinho que me deste
Água pura em fruto agreste
Mas a tua vida não

Aromas de urze e de lama
Dormi com eles na cama
Tive a mesma condição
Povo, povo eu te pertenço
Deste-me alturas de incenso
Mas a tua vida não




1 comentário:

  1. Boa tarde:- Amália Rodrigues, cantava este fado, para mim, de forma inigualável.
    .
    …………… Poema ……………
    ^^^ Passaste simplesmente ^^^
    .
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...