domingo, 20 de dezembro de 2020

BERNARDO SANTARENO - Desencontro




BERNARDO SANTARENO
(Santarém, Portugal, 1920 – Oeiras, 1980)
Dramaturgo

***
Foi uma das mais sérias revelações do teatro português nos últimos decénios, cuja bela imaginação dialogal e cénica era inspirada na fraseologia e num misto de poesia, à mistura com superstições populares e em íntima comunhão humana com o erótico e o religioso.
Só em 1957 escreveu três peças dramáticas: A Promessa, O Bailarino e A Excomungada.
A última foi, Português, Escritor, 45 anos de Idade.

Fonte: Literatura Portuguesa

***

DESENCONTRO                    


Jograis e trovadores,
vagabundos de todos os tempos,
são os meus parentes.
Não me peçam construções,
nem actos úteis de momento:
Eu sou um adolescente
e nunca serei adulto.
Não me peçam sobriedade,
nem gestos medidos, cinzentos:
Eu sou um arlequim
e visto-me de encarnado,
como as aves no firmamento
e como as flores na terra!
Não me exijam palavra certa,
nem honra... P'ra quê ilusões?
Nem santo, nem herói, nem mestre:
Eu sou um poeta
e só posso dar canções!



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...