terça-feira, 9 de julho de 2013

ROBERT MUSIL – “Ode à Criança”

 
 
 
 
 
 
Robert Musil nasceu em Klagenfurt, Áustria. (1880-1942)
Estudou engenharia e filosofia.
Fez parte do exército austríaco, que lutou na Primeira Guerra Mundial.
Foi um dos mais eminentes romancistas do século XX.
Escreveu peças, ensaios e contos.
 Em 1906, publicou o seu primeiro romance O Jovem Törless”. Nele, contou a experiência que viveu num colégio militar.
A sua mais importante obra, inacabada, “O Homem Sem Qualidades”, é composta por três volumes. Os últimos quinze anos de vida foram dedicados a escrever este romance.
 
Extraído desta obra, o texto: “Ode à Criança”
 
           “A criança é criativa porque é crescimento e se cria a si própria. É como um rei, porque impõe ao mundo as suas ideias, os seus sentimentos e as suas fantasias. Ignora o mundo do acaso, pré-elaborado, e constrói o seu próprio mundo de ideais. Tem uma sexualidade própria.
Os adultos cometem um pecado bárbaro ao destruir a criatividade da criança pelo roubo do seu mundo, sufocando-a com um saber artificial e morto, e orientando-a no sentido de finalidades que lhe são estranhas.
 A criança é sem finalidade, cria brincando e crescendo suavemente; se não for perturbada pela violência, não aceita nada que não possa verdadeiramente assimilar; todo o objecto em que toca vive, a criança é cosmos, mundo, vê as últimas coisas, o absoluto, ainda que não saiba dar-lhes expressão: mas mata-se a criança ensinando-a a ater-se a finalidades e agrilhoando-a uma rotina vulgar a que, hipocritamente, se chama realidade".
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...