sábado, 6 de julho de 2013

SYLVIA PLATH

 
 
 
 
 
Sylvia Plath nasceu em Boston, Massachusetts, Estados Unidos.(1932-1963)
 
Foi poetisa, contista e romancista norte-americana.
 
Plath é reconhecida como a prosseguidora do género de poesia confessional, que consiste na expressão autobiográfica da intimidade do poeta, expondo temas relacionados com a doença, a sexualidade, a depressão, etc.
 
Foi o primeiro poeta a ganhar, postumamente, o “Prémio Pulitzer de Poesia”, em 1982, pelo livro” Collected Poems”.
 
O filme “Sylvia – Paixão Além das Palavras”, realizado em 2003, retrata a história agitada da sua relação com o poeta Ted Hughes, seu companheiro.
 
Do livro “Redoma de Cristal”, o poema:
 
Canção de Amor da Jovem Louca

Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro
Ergo as pálpebras e tudo volta a renascer
 (Acho que te criei no interior da minha mente)

Saem valsando as estrelas, vermelhas e azuis,
Entra a galope a arbitrária escuridão:
Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro.

Enfeitiçaste-me, em sonhos, para a cama,
Cantaste-me para a loucura; beijaste-me para a insanidade.
(Acho que te criei no interior de minha mente)

Tomba Deus das alturas; abranda-se o fogo do inferno:
Retiram-se os serafins e os homens de Satã:
Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro.

Imaginei que voltarias como prometeste
Envelheço, porém, e esqueço-me do teu nome.
(Acho que te criei no interior de minha mente)

Deveria, em teu lugar, ter amado um falcão
Pelo menos, com a primavera, retornam com estrondo
Cerro os olhos e cai morto o mundo inteiro:
(Acho que te criei no interior de minha mente.)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...