quarta-feira, 11 de setembro de 2013

BRANQUINHO DA FONSECA

 
        Branquinho da Fonseca nasceu em Mortágua no dia 4 de Maio de 1905, e viveu até 7 de Maio de 1974.
        Poeta, dramaturgo, tradutor e novelista, foi uma personalidade destacada do Segundo Grupo do Modernismo Português.
         Em 1926, publicou o primeiro livro de poesias intitulado “Poemas”.
        Foi organizador e director do Serviço de Bibliotecas Itinerantes e Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian.
        A novela “Barão” é considerada a obra-prima do autor.
        Em sua homenagem, foi criado o “Prémio Branquinho da Fonseca de Conto Fantástico”.
 
Sonho da Rosa
 
Se me recordas entristeço e faço
porque o teu vulto sensual me esqueça
e o teu olhar, a tua boca, e essa
graça de graça que tu pões no passo.
Sonho-fumo esgarçando-se no espaço-
nas mãos em concha amparo-te a cabeça,
e sem que a minha boca desfaleça
beijo-te a boca e cinge-te o meu braço.
Já, no jardim deserto da tristeza,
vens aos meus olhos como a luz acesa
que uma penumbra dolorida apaga...
Vai-se extinguindo o meu desejo... Olha:
tu foste a rosa que ao abrir se esfolha,
nuvem perdida que no céu divaga...
 
Branquinho da Fonseca, in “Poemas”.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...