quinta-feira, 12 de setembro de 2013

FRANCESCO PETRARCA

 

Francesco Petrarca nasceu em Arezzo, Itália. (1304-1374)

        Poeta, escritor, historiador, arqueólogo e pesquisador de manuscritos antigos, foi o precursor do Movimento Humanista Europeu e considerado o inventor do soneto, tipo de poema composto de 14 versos.

        Laura foi a sua grande paixão. Conheceu-a em 1327 na Igreja Santa Clara de Avignon. Mas, pelo amor não correspondido, dedicou-lhe a maior parte das suas obras.

        Petrarca escreveu mais de 300 sonetos.

        “Il Canzoniere” (dividida em duas partes: Rime in vita di Laura e Rime in morti di Laura) e Trionfi”, são as suas mais importantes obras líricas.

        Foi o autor do poema épico “Africa”, sobre a Segunda Guerra Púnica.

        De realçar a autobiografia “Posteritati”.

        Junto com Dante e Boccaccio formam o triunvirato que colocou, durante muitos séculos, a Itália como capital literária do mundo

        Foi coroado em Roma, sendo o primeiro homem, desde a Antiguidade, a receber esta honra.

 

 Em vida de Laura

 

Paz não tenho, sem ter motivo à guerra:

temo, espero, ardo em fogo, e sou de gelo,

quero subir ao céu e caio em terra,

nada abraço, e o universo ando a contê-lo.

Preso, a prisão não se abre, e não se cerra:

prendem-me o coração, mas sem prendê-lo,

não me dá vida ou morte, amor, e erra

minha alma sob o enorme pesadelo.

Odeio-me a mim mesmo, alguém amando,

grito sem boca ter, sem olhos vejo,

quero morrer, e a morte me apavora.

A dor me apraz, e rio-me, chorando:

não quero a morte, a vida não desejo...

Eis o estado em que estou por vós, Senhora.

 

 


3 comentários:

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...