terça-feira, 3 de março de 2015

ALFREDO GUISADO – Ante a Paisagem

 
 
 
 
 
 
 

Alfredo Guisado (Lisboa, Portugal, 1891 -1975) foi poeta e jornalista.

Alfredo Guisado integrava-se nas correntes avançadas da poesia portuguesa da época. Foi amigo e colaborador de Fernando Pessoa.

O fundamental da sua obra poética está publicado no volume Tempo de Orpheu, no âmbito da renovação poética do modernismo.

A sua forte ligação à Galiza rural inspirou-o a escrever poemas na língua galega.


O pai de Alfredo Guisado era o proprietário do restaurante “Irmãos Unidos”, no Rossio, em Lisboa. Este restaurante tornou-se o ponto de encontro de estudantes e jovens intelectuais, onde foi recrutada a base de apoio para o lançamento da revista Orpheu, em 1915.
 
 

         

           Ante a Paisagem

 
Eu fujo da Paisagem. Tenho medo.
Os pinheirais são em marfim bordados.
Sou paisagem-cetim num olhar quedo,
Oiro louco sonhando cortinados.

Fujo de mim porque já sou Paisagem.
Procura-me Satã no meu chorar...
Seus passos, o ruído da folhagem.
Cimos de lírios velhos de luar.

As tuas mãos fechadas e desertas,
Janelas pra o jardim, jamais abertas,
Fiam de mármore um correr de rios...

Os teus olhos cansados de saudades.
Eunucos possuindo divindades...
Hora-luar a de teus olhos frios...



Alfredo Guisado, in “Elogio da Paisagem”

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...