domingo, 8 de março de 2015

CANCIONEIRO POPULAR – Cantigas de Amor

 
 
 
 
 

Cantigas de Amor
 
 
Não te lembras, ó menina,
D'aquela noite de verão?
Tu a contar as estrelas,
Eu as pedrinhas do chão…
 
Meu amor, meu amorzinho,
Quem te atirara mil tiros,
Cuma pistola de prata,
Carregada de suspiros!
 
Esta noite caiu neve
Numa folhinha de couve:
Oh quem me dera cair
Nos braços de quem me ouve!
 
O amor é forte e não quebra,
O rio corre e não cansa:
Quem me dera adivinhar
Se me trazes na lembrança!
 
Oh! que pinheiro tão alto,
Que tão alto comprimento!
Quem dera que os braços fossem
Onde vai meu pensamento!
 
Debaixo d'esta ramada
Nem chove, nem faz orvalho;
Menina, se há-de ser minha.
Não me dê tanto trabalho.


J. Leite de Vasconcellos, in “Cancioneiro Popular”.
Imagem: LGF, (Lisboa, Portugal).

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...