quarta-feira, 22 de maio de 2019

ADOLFO CASAIS MONTEIRO – A Palavra Impossível



ADOLFO CASAIS MONTEIRO
(Porto, Portugal, 1908 - São Paulo, Brasil, 1972)
Poeta, ensaísta, tradutor, professor

***

Foi um dos nomes maiores da cultura literária portuguesa do século XX. Viu-se forçado ao exílio, em 1954, por motivos políticos, continuando no Brasil a manter actividade oposicionista ao Estado Novo (em publicações como Portugal Democrático, por exemplo). Foi em São Paulo, em cuja universidade era professor, que veio a falecer, sem nunca regressar a Portugal.



in “Biblioteca Nacional de Portugal”

***
A PALAVRA IMPOSSÍVEL

Deram-me o silêncio para eu guardar dentro de mim
A vida que não se troca por palavras.
Deram-mo para eu guardar dentro de mim
As vozes que só em mim são verdadeiras.
Deram-mo para eu guardar dentro de mim
A impossível palavra da verdade.

Deram-me o silêncio como uma palavra impossível,
Nua e clara como o fulgor duma lâmina invencível,
Para eu guardar dentro de mim,
Para eu ignorar dentro de mim
A única palavra sem disfarce -
A Palavra que nunca se profere.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...