sábado, 4 de maio de 2019

MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE - Camões, grande Camões, quão semelhante



MANUEL MARIA BARBOSA DU BOCAGE
(Setúbal, Portugal. 1765 – Lisboa, de 1805)
Poeta

***
Irmão de Camões na «má fortuna», nas andanças pelo Oriente e nos amores infelizes, foi o maior poeta português do século XVIII.

in “Portugal Século XX”

***

CAMÕES, GRANDE CAMÕES, QUÃO SEMELHANTE

Camões, grande Camões, quão semelhante
Acho teu fado ao meu, quando os cotejo!
Igual causa nos fez, perdendo o Tejo
Arrostar co sacrílego gigante.

Como tu, junto ao Ganges sussurrante
Da penúria cruel no horror me vejo.
Como tu, gostos vãos, que em vão desejo,
Também carpindo estou, saudoso amante.

Ludíbrio, como tu, da Sorte dura,
Meu fim demando ao Céu, pela certeza
De que só terei paz na sepultura.

Modelo meu tu és... Mas, oh tristeza!...
Se te imito nos transes da Ventura,
Não te imito nos dons da Natureza.




Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...