segunda-feira, 14 de setembro de 2020

MUSEU – GALERIA DOS OFÍCIOS - Florença




GALERIA DOS OFÍCIOS
(Galleria degli Uffiz)

É o mais famoso museu de Florença e um dos mais famosos e importantes museus do mundo.
O Museu da Galeria Uffizi está dividido em várias salas dedicadas a diferentes períodos artísticos:
As Salas da Idade Média mostram as Virgem em Majestade de Cimabue, Giotto e Buoninsegna e composições das escolas sienesa e florentina incluindo a Adoração dos Magos da autoria de Gentile da Fabriano.
Nas Salas Renascentistas encontramos quadros de Masolino, Masaccio, Paolo Uccello, Fra Angelico, Fillippo Lippi e Piero della Francesca (incluindo o famoso Retratos do Duque e da Duquesa de Urbino).
Sala de Boticelli é particularmente impressionante na medida em que alberga dois dos mais famosos quadros do mundo:  A Primavera e O Nascimento de Vénus. Nesta sala podemos testemunhar toda a evolução artística de Sandro Boticelli, desde as primeiras obras como Madonna do Jardim de Rosas até obras de uma fase mais madura como a Madonna da RomãAinda nesta sala pode encontrar algumas obras de génio flamengas que testemunham a vitalidade e abertura cultural da Florença Renascentista.
Outra sala é dedicada a Leonardo da Vinci e aloja a sua Anunciação e a Adoração dos Magos juntamente com quadros de Perugino e Signorelli.
Outras salas são dedicadas a obras da Renascença não produzidas na cidade de Florença como são o caso das geniais obras de Dürer, Mantegna e Correggio.
As salas dedicadas ao século dezasseis apresentam as fabulosas obras de Michelangelo tais como o Doni Tondo e ainda obras de Ticiano e Tintoretto.
A Sala Vermelha e a Sala Azul expõem composições de pintores flamengos e esculturas juntamente com quadros de Andrea del Sarto, Pontormo, Rosso Fiorentino e Bronzino.
As Salas de Caravaggio e dos Caravagismos alberga obras de arte famosas como Baco e Medusa assim como quadros de Guido Reni.




in “Museus de Florença”

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...