domingo, 7 de janeiro de 2018

AMIGOS PARA SEMPRE




Amigos para sempre


Em 1992, a cidade de Barcelona vive uma das suas noites mágicas com a cerimónia de inauguração dos Jogos Olímpicos. 

A música tem nela um lugar privilegiado desde o seu começo, com as brilhantes fanfarras que o compositor valenciano Carlos Santos escreveu para a ocasião. 

Durante o acto não só participam algumas vozes líricas mais importantes da cena internacional, como Montserrat Caballé, José Carreras, Alfredo Kraus e Agnes Baltsa, como também o espectáculo principal, intitulado "O mar Mediterrâneo", conta com uma partitura escrita pelo prestigioso Ryuichi Sakamoto, um músico de formação clássica, ecléctico como poucos, capaz de cultivar o repertório sinfónico, o jazz, a música de câmara ou o pop electrónico. 

A obra que criou, num estilo que nalguns momentos lembra Debussy (compositor pelo qual Sakamoto expressou em mais de uma ocasião uma admiração incondicional), serve de acompanhamento sonoro a uma espectacular montagem a cargo do grupo teatral La Fura dels Baus, que põe em cena a história do Mediterrâneo desde as primeiras colonizações levadas a cabo pelos Gregos.



in “ Auditorium”  
Imagem: fotografia de uma cena de “O mar Mediterrâneo”


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...