quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

UGO FOSCOLO – Os Sepulcros



UGO FOSCOLO
(Zaquintos, Itália, 1778, Londres, 1827)
Poeta e escritor

Um dos principais literatos do Neoclassicismo e do Pré-Romantismo

***
Palavras de Ugo Foscolo
“Em todos os países vi sempre homens de três espécies: os poucos que comandam, a universalidade que serve e os muitos que armam intrigas.”

***
Os sepulcros

À sombra dos ciprestes, numa urna
banhada pelo pranto, é talvez menos
duro o sono da morte? Quando eu não
mais contemplar a luz do sol e vê-la
cobrir a terra de animais e plantas,

e as horas futuras não mais passarem
diante de mim cheias de ilusões,
e não mais ouvir, caro amigo, a triste
harmonia que o teu verso desvela,
e não mais sentir em meu coração

a poesia do amor e das sacras Musas,
que confortam a minha vida errante,
qual paz terei eu senão uma lousa
que distingua meus ossos entre outros
que na terra e no mar semeia a morte?


É certo, Pindemonte! Até a Esperança,
última Deusa, foge dos sepulcros:
e o Olvido envolve tudo na sua noite;
e alguma força operosa atormenta
a natureza sem cessar. E o tempo
transforma o homem, suas tumbas, seus vultos
e vestígios, quer na terra ou no céu.


(excerto)



Tradução: Gleiton Lentz

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...