sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

INSTRUMENTOS MUSICAIS - Adufe




Adufe

Pandeiro quadrangular bi-membranofone, isto é, composto de uma pele que reveste ambas as faces de uma armação quadrada, em madeira, muito frequente em Espanha e Portugal. A sua função exclusivamente rítmica parece ter contribuído, nas regiões onde subsistiu, para a conservação dos modos arcaicos dos cantares que acompanhava. A sua origem não está determinada.
O adufe era cultivado por todo o território português. No séc. XX, porém, já só persistia em certas manchas da raia trasmontana. Acabou por se manter apenas na Beira Baixa, aliás com vitalidade assinalável, pelo que é hoje, com inteira justiça, o ex-libris musical desta província.
O adufe é um instrumento feminino por excelência, aliás na esteira das tradições hebraica e árabe, ou melhor, da tradição mediterrânica. A partir de Sábado de Aleluia e do respectivo canto das alvíssaras, as mulheres e sobretudo as raparigas solteiras não mais paravam de tocar o adufe até às últimas romarias de Setembro.
Cantar e tocar bem o adufe era predicado e orgulho das moças, que rivalizavam entre si pelo melhor toque e ritmo que conseguiam imprimir ao instrumento.

As armas do meu adufe
São de pau de laranjeira
Quem houver de tocar nele
Há-de ter a mão ligeira.

O adufe era, assim, um instrumento musical considerado como atributo feminino, na mesma medida em que a viola o era como instrumento masculino.




in “Enciclopédia Terra Mater” (excertos)


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...