sábado, 27 de janeiro de 2018

PETER PAUL RUBENS - Pintor




PETER PAUL RUBENS
(Siegen, Alemanha, 1577 – Antuérpia, 1640)
Pintor 

Em 1598 foi admitido na Guilda dos Pintores de Antuérpia. Entretanto em 1600 partiu para Itália. Tornou-se pintor da corte do duque de Mântua. Em Madrid, onde foi enviado em missão diplomática em 1603, pintou alguns retratos. Em Roma viria a executar um retábulo para a Igreja de Santa Maria in Vallicella, A Virgem com Anjos. Voltou a Antuérpia em 1608, sendo prontamente nomeado pintor da corte.

Em 1620 recebia uma encomenda grandiosa de cerca de quarenta quadros para a Igreja dos Jesuítas de Antuérpia.
Em contacto com a obra dos grandes mestres do Renascimento em Itália, tinha adquirido uma sólida formação clássica, mas deu igualmente continuidade às técnicas da escola flamenga. Os dois mais importantes retábulos do início de carreira em Antuérpia, O Levantamento da Cruz e A Descida da Cruz são em forma de tríptico, o que na Itália caíra em desuso; preferia ainda pintar sobre madeira, prática corrente nos países do Norte.

Algumas das suas obras: Massacre dos Inocentes; Visitação; Histórias da fundação de Roma; Alegoria sobre a Paz e Guerra.



in “Infopédia” (excertos)


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...