domingo, 14 de janeiro de 2018

RICHARD NIXON CANTA NA CHINA




Richard Nixon canta na China


O presidente americano Richard Nixon, o secretário de Estado Henry Kissinger, o guia da revolução na China Mao e as respectivas esposas são as personagens de uma ópera apresentada em Houston a 22 de Outubro de 1987: Nixon in China.

Nada de personagens mitológicas, literárias ou históricas de épocas pretéritas: para a sua primeira incursão no género operático, o compositor John Adams escolheu um argumento que quase poderia classificar-se de actual, como é a histórica visita que Nixon fez à China comunista entre os dias 21 e 25 de Fevereiro de 1972.

Alice Goodman encarregou-se de escrever o libreto, enquanto Peter Sellars se ocupou da encenação. Adams, por sua vez, escreveu uma música que, partindo dos pressupostos do minimalismo (breves estruturas melódicas ou rítmicas cuja incessante repetição gera todo o material musical), deriva para um estilo mais tradicional, com árias, duetos, concertantes e coros claramente perceptíveis, com um piscar de olhos ao bel-canto.



in “Crónica da Música”



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...