segunda-feira, 8 de junho de 2020

FERREIRA GULLAR - Cantiga para não morrer



FERREIRA GULLAR
(São Luís, Maranhão, Brasil, 1930 – Rio de Janeiro, 2016) Poeta, escritor, tradutor

***

Liderou o movimento literário "Neoconcreto". 
Recebeu o Prémio Camões, em 2010.
Poema Sujo, a sua obra-prima, com mais de 2.000 versos, foi escrito quando estava no exílio, na Argentina, por motivos políticos.


***

CANTIGA PARA NÃO MORRER

Cantiga para não morrer
Quando você for se embora,
moça branca como a neve,
me leve.

Se acaso você não possa
me carregar pela mão,
menina branca de neve,
me leve no coração.

Se no coração não possa
por acaso me levar,
moça de sonho e de neve,
me leve no seu lembrar.

E se aí também não possa
por tanta coisa que leve
já viva em seu pensamento,
menina branca de neve,
me leve no esquecimento.








Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...