quinta-feira, 11 de março de 2021

FERNÃO MENDES PINTO



FERNÃO MENDES PINTO
(Montemor-o-Velho, Portugal, 1510 - Almada, 1583)

***

Veio muito cedo para Lisboa, servindo vários amos, até que, em 1537, consegue, após várias tentativas malogradas, embarcar para a Índia. Percorre os mares e as terras do Oriente, onde é protagonista das mais fantásticas peripécias durante vinte e um anos, no decurso dos quais foi treze vezes cativo e dezassete vendido como escravo. 

O seu temperamento aventureiro adapta-se a todas as situações: é comerciante, é pirata, é soldado e marinheiro, mas também embaixador. 

Entra como noviço para a Companhia de Jesus, impressionado com a vida de S. Francisco Xavier, a quem entrega uma grande soma para as suas missões no Japão, mas não chega a receber os votos definitivos e de novo se lança na aventura, ganhando e perdendo sucessivamente grandes fortunas. 

Com dois companheiros, Diogo Zeimoto e Simão Borralho, é dos primeiros Portugueses que chegam ao Japão.

Finalmente, em 1558, cansado da vida aventurosa e violenta, regressa pobre a Portugal, e fixa-se em Almada. Aí escreve o seu empolgante e humaníssimo livro, obra ímpar da nossa literatura, só editado trinta e um anos após a sua morte: a PEREGRINAÇÃO.




in “Selecta Literária”

Imagem: retrato de Fernão Mendes Pinto de autoria de Giraldo Fernandes do Prado. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...