quinta-feira, 24 de outubro de 2019

RABINDRANATH TAGORE - Troca




RABINDRANATH TAGORE
(Calcutá, Índia, 1861 - 1941)
Poeta, músico, dramaturgo

***
TROCA


ELA me trouxe flores de alegria
eu tinha comigo
os frutos da minha tristeza.


Quem sairá perdendo,
perguntei-lhe,
se trocarmos?


Encantada e risonha,
ela disse:
“Então troquemos:
minha grinalda é tua
e aceitarei
teus frutos de sofrimento”.


Olhei para o seu rosto
vi que era de uma beleza
implacável.


Bateu palmas, alegre,
e apanhou
minha cesta de frutos
enquanto eu suspendia sobre o coração
sua grinalda de flores.


Ganhei,
disse ela sorrindo
e retirando-se
logo.


O sol subiu
para o alto do céu
e fazia muito calor.


No fim do dia
sufocante
todas as flores murcharam
e perderam as pétalas.





Tradução: Cecília Meireles



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...