sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ANTÓNIO FERREIRA – Ah! Porque não posso eu em prosa, ou rima



ANTÓNIO FERREIRA
(Lisboa, Portugal, 1528 1569)
Humanista, dramaturgo, poeta

***

É autor de sonetos, odes, éclogas, elegias, epigramas e epístolas (recolhidos em Poemas Lusitanos, 1598), das comédias Bristo e Cioso e da tragédia Castro, 1587. Como poeta, discípulo de Sá de Miranda, é horaciano tanto nos modelos como nos ideais.

Censura o bilinguismo dos literatos seus contemporâneos e incita-os a exaltarem a língua nacional, sendo defensor acérrimo do purismo linguístico, mas o que perpetua o seu nome é a Castro, justamente considerada a obra-prima do teatro clássico português e uma das mais belas de todo o Renascimento.


in “Portugueses Célebres”


***

AH! PORQUE NÃO POSSO EU EM PROSA, OU RIMA


Ah! Porque não posso eu em prosa, ou rima
tão alto levantar o brando nome,
que em toda a praia estranha, estranho clima,
brandura a fera gente dele tome;

com que eu batendo as asas vá por cima
da baixa inveja, e assi a vença, e dome,
que em vão seus dentes quebre e dura lima,
em vão louvor esconda, erros assome?

Mas, pois não basta o esprito a empresa tanta,
bastar devia ao menos aqueixar-se
esta língua em mau mal só fria, e muda.

Assi a clara vista me ata, e espanta,
que quando dela espero mor ajuda,
então a vejo em dano meu calar-se.





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...