domingo, 3 de maio de 2020

LIMA DE FREITAS – Pablo Picasso (II)



LIMA DE FREITAS
(Setúbal, Portugal, 1927 — Lisboa, 1998)
Pintor, desenhador, escritor

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Lima de Freitas é considerado um “Artista Total”, com um importante percurso criativo e humanista na cultura portuguesa contemporânea: pintor, ilustrador, ensaísta e brilhante investigador. Foi membro fundador da CIRET em Paris, a partir de 1992 da Comissão Consultiva junto da UNESCO para a transciplinaridade. 
É autor de ensaios e livros sobre temas de semiótica visual, estética e simbologia, bem como de inúmeros escritos sobre arte.

Fonte: “Centro Português de Serigrafia” (excerto)

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PABLO PICASSO (II)
(continuação)


Nova contribuição significativa para um entendimento menos superficial de Picasso, como homem e como artista, foi dada pelo crítico inglês John Berger, no seu livro Sucess and Failure of Picasso. Deixando para trás as apreciações mais ou menos arbitrárias que operam pelo elogio das formas e das cores, Berger procura, neste livro, uma interpretação da obra do artista através dos seus temas, no jogo dialéctico entre aquilo a que chamei os pólos do motivo e do tema profundo, ou, por outras palavras, entre o tratamento do tema e a motivação temática. 

Com efeito, escreve Berger, «diz-se amiúde, hoje em dia, que o tema não tem importância. Mas trata-se apenas de uma reacção contra a interpretação excessivamente literária e moralizante do tema no século dezanove. Na verdade o tema é, literalmente, o princípio e o fim de uma pintura». Uma pintura é a forma de um tema, um tema formado.

É evidente para quem se resolva estudar a sério o problema, que um tal método é o que abre maiores horizontes; a prova, mais uma vez, é dada pelo interesse de que se reveste a leitura do livro de John Berger e por certas perspectivas inéditas que ele abre à compreensão de uma obra tão controversa e tão contraditória como a de Pablo Picasso.

(continua)


in ”Voz Visível” – Ensaios - 1971




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