domingo, 19 de julho de 2020

JOSÉ CARDOSO PIRES – João Abel Manta (I)



JOSÉ CARDOSO PIRES
(Vila de Rei, Portugal, 1925 - Lisboa, 1998)
Escritor, crítico literário

***

JOÃO ABEL MANTA tem o condão da minúcia em doses impiedosas capaz de reunir uma atrevida e teimosa ostentação dos fundamentos exactos do real quotidiano: muros desenhados à régua, sombras (mesmo a das personagens ridiculamente não-exactas) levantadas em perspectiva com pontos de fuga matemáticos, panos (mesmo que cobrindo seres vivos de inexacta presença) descritos fibra a fibra como num cartão ampliado para uso dos teares. 

Uma ostentação, enfim, de fundamentos exactos extremamente denunciadores do gosto do rigoroso, ou seja, do estilo antiprovinciano.


O seu desenho repudia a caricatura não pela força do pormenor mas porque é de traço «fino», como o das agulhas das tatuagens que marcam o homem dolorosamente e para sempre. E desdenha do sarcasmo porque o sarcasmo envolve, regra geral, despeito e ironia saturada – e de ironia também a má pintura, e a má literatura, e a má política, têm a sua parte.

(continua)


in “Cartilha do Marialva”

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...