sexta-feira, 3 de julho de 2020

OLIVEIRA MARTINS - Historiador



OLIVEIRA MARTINS
(Lisboa, Portugal, 1845 - 1894)
Historiador

***

Ainda adolescente, nutre profunda admiração por Alexandre Herculano, sob o influxo do qual escreve a sua primeira obra – o romance histórico Febo Moniz. O seu pendor para as problemáticas da moral e da ética fazem-no preocupar-se com a questão da justiça social em particular e com o conceito de justiça em geral e, sob a influência do socialismo de Proudhon (1809-1863), desenvolve toda uma actividade de publicista tendente a divulgar os ideais socialistas.

Tomando contacto com a obra de Hegel, intenta fazer a síntese entre as várias filosofias que até aí vinha assimilando, nomeadamente a do individualismo anarquista proudhoniano, a do hegeliano e a conceptualização das várias vertentes da filosofia de Hartmann.

A sua veia de artista sobreleva-se nas suas obras à objectividade e rigor históricos que saem frequentemente comprometidos, em compensação o seu estilo é quase exemplar, atingindo por vezes a expressão níveis de rara estesia.




in “Enciclopédia de Filosofia”





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...