terça-feira, 28 de julho de 2020

PEDRO DE AMORIM VIANA - Filósofo



PEDRO DE AMORIM VIANA
(Lisboa, Portugal, 1822 - 1901)
Filósofo, matemático

***

É um dos nomes de maior destaque no panorama cultural do século XIX português.

Amorim Viana afirmava, entre outras, como impossibilidades, a profecia; os milagres; a existência de seres angélicos; o pecado original e a consequente queda; a encarnação de Cristo enquanto Deus e homem, simultaneamente; a existência do mal como realidade metafísica, sendo este apenas um reflexo da imperfeição humana.

A problemática da morte e da sobrevivência da alma assume em Amorim Viana contornos que se aproximam, curiosamente, do conceito dos corpos subtis inerentes às ordens de densidade da matéria física, assim como da transmigração das almas (ainda que neste caso hajam diferenças topológicas – uma vez que na concepção vianina a alma reencarnará noutro mundo, que não este) defendida por algumas doutrinas esotéricas modernas – como o espiritismo Kardeciano, o teosofismo de Blavatsky e o antroposofismo de Rudolf Steiner – ao sustentar que a alma humana, uma vez liberta do corpo físico e ainda que eterna, continuará vinculada à matéria e a outro corpo – presume-se de menor densidade – que por sua vez habitará outro mundo ou plano, onde, da mesma forma que neste, nascemos, vivemos e morremos e, assim sucessivamente, até se atingir a perfeição e a consequente felicidade.

Esta perfeição estaria contudo – segundo Amorim Viana – condicionada pela impossibilidade do homem, enquanto criatura, atingir a perfeição absoluta, só acessível a Deus – o Criador.




Fonte: “Didacta – Filosofia”





Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...