sábado, 24 de agosto de 2013

ADÍLIA LOPES

 
 
         Adília Lopes nasceu em Lisboa, no dia 20 de Abril de 1960.
        É poetisa, tradutora e cronista.
        Licenciou-se em “Literatura e Linguística Portuguesa e Francesa”, na Faculdade de Letras de Lisboa.
        Publicou o seu primeiro livro de poemas em 1985, denominado “Um Jogo Bastante Perigoso”.
        Seguiram-se os livros: “O Poeta de Pondichéry”; “O Decote da Dama de Espadas”; “Os 5 Livros de Versos Salvaram o Tio”; “Sete Rios Entre Campos”; “Obra”, entre outros.
        Muitos dos seus poemas foram traduzidos para italiano, castelhano, inglês, servo-croata, alemão, francês e holandês.
        No Brasil, foi publicado, em 2002, um volume de poemas intitulado: “Antologia Poética”.
 
Minha Avó e Minha Mãe
 
 
Minha avó e minha mãe
perdi-as de vista num grande armazém
a fazer compras de Natal
hoje trabalho eu mesma para o armazém
que por sua vez tem tomado conta de mim
uma avó e uma mãe foram-me
entretanto devolvidas
mas não eram bem as minhas
ficámos porém umas com as outras
para não arranjar complicações.


Adília Lopes, in “A Pão e Água-de-Colónia”
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...