quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ANNA AKHMATOVA

 
 
         Anna Akhmatova nasceu em Odessa, Ucrânia, no dia 23 de Junho de 1889, e viveu até 5 de Março de 1966.
        Além de ser considerada uma das maiores poetisas acmeístas russas, distinguiu-se na prosa, com destaque para memórias, peças autobiográficas e ensaios.
        Traduziu obras de escritores como Victor Hugo e Rabindranath Tagore.
        A sua obra-prima “Requiem”, (1935-1940) é um poema trágico sobre o terror do Estalinismo. Destaque, também, para os poemas “Cleópatra” e “Coragem”.
        Durante muitos anos, as suas produções literárias não foram publicadas, por deliberação da censura política soviética.
        Recebeu em Itália, o Prémio Literário Taormina. Em Inglaterra foi-lhe atribuído um título honorário.
       
O Canto do Último Encontro
 
Sentia-me sem forças, gelada,
mas os meus passos eram leves.
Na mão direita tinha a luva
Da mão esquerda, ao partir.
 
Eram realmente tantos degraus?
Eu sabia que eram só três!
O outono abraçava os plátanos
E murmurava: “Morre comigo!”
 
É o meu destino
Que me enganasse e me traísse.
Eu respondi: “Oh! Meu amor!
Eu também…Contigo morrerei…“
 
Este é o canto do último encontro.
Olhei para a casa escura,
só no meu quarto, amarelo e indiferente,
ardia o fogo das velas.
 
Poema de Anna Akhmatova.
 
 
 

2 comentários:

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...