domingo, 11 de agosto de 2013

ANA MAFALDA LEITE

 
 
         Ana Mafalda leite nasceu em Portugal, em 1956, mas cedo viajou para Moçambique, onde viveu vários anos. Adoptou a nacionalidade luso-moçambicana.
        Frequentou a Universidade Eduardo Mondelane, na cidade de Maputo. Regressou a Portugal, exercendo docência na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
        É investigadora científica nas áreas das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
        Poetisa, ensaísta, tradutora, publicou o seu primeiro livro em 1984, intitulado “Em sombra Acesa”.

 
Caixinha de música

 
   Impregno-me em ti como um perfume,
como quem veste a pele de odores
ou a alma de cetins.
Quero que me enlaces ou me enfaixes
de muitos laços, abraços,
fitas ou fios transparentes...
Em celofane brilhando uma prenda,
uma menina te traz vestida de lumes,
incandescendo incandescente!
Te quer embrulhada em véus de seda e brocado...
Encantada a serpente,
a flauta o mago senhor toca
e, quando me toca,
o corpo eu abro:
caixinha de música dentro
com bailarina que dança...

 
 
Ana Mafalda Leite, in “Rosas da China”.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...