terça-feira, 13 de agosto de 2013

LUIZA NETO JORGE

 
 

Luiza Neto Jorge nasceu em Lisboa, no dia 10 de Maio de 1939 e viveu até 23 de Fevereiro de 1989.
 
Foi poetisa e tradutora.
 
Estudou Filologia Romântica na Faculdade de Letras de Lisboa, onde fundou o “Grupo de Teatro de Letras”. Desistiu do curso e foi viver para Paris durante oito anos.
 
Em 1960 publicou o seu primeiro livro intitulado: “Noite Vertebrada”.
 
É considerada a poetisa mais marcante do grupo de poetas do
Movimento “Poesia 61”, que procurou renovar a linguagem poética, pesquisando novas capacidades gramaticais e semânticas. O surrealismo influenciou a sua escrita.
 
Muitos dos seus poemas foram traduzidos para vários idiomas.        
Está representada na maioria das antologias de poesia contemporânea.
Em 1993, foi editado o volume “Poesia”, no qual se encontra reunida toda a sua obra poética.
Escreveu para teatro e cinema. Foi autora de diálogos para os filmes “Brandos Costumes” e “A Ilha dos Amores”.
 
                Minibiografia
 
Não me quero com o tempo nem com a moda
Olho como um deus para tudo de alto
Mas zás! do motor corpo o mau ressalto
Me faz a todo o passo errar a coda.

Porque envelheço, adoeço, esqueço
Quanto a vida é gesto e amor é foda
Diferente me concebo e só do avesso
O formato mulher se me acomoda

E se nave vier do fundo espaço
Cedo raptar-me, assassinar-me, cedo:
Logo me leve, subirei sem medo
À cena do mais árduo e do mais escasso.

Um poema deixo, ao retardador:
Meia palavra a bom entendedor.

Luiza Neto Jorge, in “A Lume”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...