segunda-feira, 12 de agosto de 2013

LUIGI PIRANDELLO

 
 
Luigi Pirandello nasceu em Agrigento, na Sicília, Itália, no dia 28 de Junho de 1867 e viveu até 10 de Dezembro de 1936.
Foi dramaturgo, poeta, contista, romancista e professor.
Escrita em 1921, a peça de teatro “Seis Personagens à Procura de um Autor”, é considerada como uma das suas melhores obras.
Outra trabalhos a salientar: “O falecido Mattias Pascal”; “A Luz da Outra Casa”; "Um, Nenhum e Cem Mil”; “Esta Noite Improvisa-se"; “Humor”; “Henrique IV”, etc.
 
Em 1934, recebeu o Prémio Nobel de Literatura.
 
Um excerto do livro “O Falecido Mattias Pascal”:
 
O Entendimento das Almas
 
“As almas têm um modo especial de se entenderem, de entrarem em intimidade, de se tratarem, até, por tu, enquanto as pessoas ainda se sentem embaraçadas com o comércio das palavras, na escravidão das exigências sociais.
As almas têm necessidades próprias e aspirações próprias, que o corpo finge não reconhecer quando se vê impossibilitado de as satisfazer a de as traduzir em acções.
E de todas as vezes que duas pessoas comunicam entre si desta maneira, apenas como almas, se encontram a sós num qualquer lugar, experimentam uma perturbação angustiosa e quase um repúdio violento de todo e qualquer contacto material, um sofrimento que os afasta e que cessa de imediato logo que intervém uma terceira pessoa.
Então, desvanecida a angústia, as duas almas aliviadas buscam-se reciprocamente e voltam a sorrir uma para a outra.”



Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...