quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

CABO VERDE – Eugénio Tavares : Partindo

 
 
 
 
 

Eugénio Tavares (Cabo Verde, 1867-1930) foi uma personalidade influente no panorama cultural e político cabo-verdiano.
A sua obra inclui poesia, música, ficção, ensaio.

 

                   Partindo

 

Triste, por te deixar, de manhãzinha
Desci ao porto. E logo, asas ao vento,
Fomos singrando, sob um céu cinzento,
Como, num ar de chuva, uma andorinha.

Olhos na Ilha eu vi, amiga minha,
A pouco e pouco, num decrescimento,
Fugir o Lar, perder-se num momento
A montanha em que o nosso amor se aninha.

Nada pergunto; nem quero saber
Aonde vou: se voltarei sequer;
Quanto, em ventura ou lágrimas, me espera.

Apenas sei, ó minha Primavera,
Que tu me ficas lagrimosa e triste.
E que sem ti a Luz já não existe.

 
Eugénio Tavares
 
 

1 comentário:

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...