sábado, 13 de dezembro de 2014

NIGÉRIA - Wole Soyinka : Viagem

 
 
 
 
 
 
 

Wole Soyinka (Abeokuta, Nigéria, 1934).

Foi galardoado, em 1986, com o “Prémio Nobel de Literatura”.

É dos mais notáveis dramaturgos de África.

 

                  Viagem

 
Mesmo chegado ao fim da viagem,

jamais senti que tinha chegado.

Peguei a estrada

lentamente a subir a encosta das perguntas, e que me leva

inclusive a descer à terra que conduz a casa. Sei

que a minha carne está claramente mordiscada, perdida

para o perturbado peixe entre as vagas sussurrantes –

deixei-os para trás em minha rota

E assim também com o pão e o vinho

necessito a partilha da derrota e da carestia

deixei-os para trás em minha rota

jamais senti que tinha chegado.

Embora amor e boas vindas me acolham em casa

os usurpadores gastam o meu corpo em cada

banquete como se fosse a última ceia.

 

 

Wole Soyinka

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...