sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

BOLÍVIA - Alcira Cardona Torrico : Quando abri meu coração

 
 
 
 
 

Alcira Cardona Torrico (Oruro, Bolívia, 1926 - 2003).

Foi poetisa, escritora e jornalista.

A sua obra tem uma forte inspiração social e  uma constante inquietação pelo sofrimento dos mineiros.

Realizou palestras, em todas as cidades da Bolívia, sobre temas relacionados com a poesia.

 

 
Quando abri meu coração

 

Quando abri meu coração, havia dentro
um deus ferido;
caía pela  face esquerda
até romper a luz
e estremecer a terra.

Quando abri meu coração
havia uma oliveira incendiando entre raios.

Percutia o punho dos vazios
e brandia seus braços o estrago.

Quando abri meu coração,
as fráguas não mais ardiam,
mas o duro golpear dos ferros
arrastava
estrondos carcerários e suspiros.

Quando abri meu coração,
o poema, viu a descarnada face da guerra,
de seus lábios saíram os adeuses,
houve tremores noturnos
e a silenciosa fuga das estrelas.

Quando abri meu coração, rompiam-se a pena,
o roído, o pó
e as últimas palavras desencontradas,
os olhos na sombra submersos  
as lembranças insones

revolvendo-se no vazio.
Quando abri o coração,
as lágrimas do  mundo eram maiores!...

 

Alcira Cardona Torrico
Tradução: António Miranda

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...