segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

MULHERES PIONEIRAS - CHIQUINHA GONZAGA - Ô abre alas

 
 
 
 
 

Chiquinha Gonzaga (Rio de Janeiro, Brasil, 1847 – 1935) foi compositora e pianista, uma das maiores figuras  femininas  da música popular do Brasil.

Compôs mais de duas mil peças musicais, incluindo partituras para o teatro ligeiro.

Foi autora, em 1899, da primeira marcha carnavalesca, “Ó Abre Alas”, que obteve o reconhecimento eterno, pois o carnaval nunca a esqueceu.

Foi também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil e a primeira pianista de choro (género de música popular e instrumental brasileira).

Foi sócia nº1 da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais.

Destaca-se, pelo seu pioneirismo, na história da cultura brasileira e da luta pelas liberdades no país.
 
 
Ô abre alas
 
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Eu sou da Lira
Não posso negar
Eu sou da Lira
Não posso negar
 
Ó abre alas
Que eu quero passar
Ó abre alas
Que eu quero passar
Rosa de Ouro
É que vai ganhar
Rosa de Ouro
É que vai ganhar
 
 
Chiquinha Gonzaga

 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...