quinta-feira, 25 de maio de 2017

ÁLVARO PAIS – Filósofo

 
 
 
ÁLVARO PAIS
(Galiza, Espanha, 1275/80 – Sevilha, 1352)

Jurista, teólogo, filósofo e canonista

Cursou direito na Universidade de Bolonha, onde foi discípulo de Guido de Baisio, leccionando mais tarde nessa mesma Universidade e chegando a ser Bispo de Silves, Algarve (1333).
O seu pensamento é de difícil caracterização, já que carece de unidade e da coerência que o sistematizaria. A generalidade dos eruditos que têm abordado a sua obra interpreta o seu pensamento predominantemente no âmbito da filosofia política e, nesta, inserem-no na corrente hierocrática medieval – ou seja, entendendo todo o poder temporal como subordinado ao poder espiritual do Papa.
Do reconhecimento e sagração do monarca pelo Papa, dependeria o Rei ou Imperador ficarem investidos do poder espiritual, do direito ou da legitimação divina de reinarem sobre o povo – Rei ou Imperador pela graça de Deus! -, daí resultando como objectivo final a bem-aventurança eterna dos súbditos e a protecção divina do reino - a tese é a de toda a filosofia política medieval. O Poder possui uma origem divina – omnis potestas a Deo.

Algumas das suas obras:Collyrium fidei Adversus haereses (Colirio da Fé contra os hereges);De statu et planctu Ecclesiae (Do estado e do pranto da Igreja); Speculum regum (Espelho de reis),escrita em Tavira entre 1341 e 1344.

 
in “Didacta – Filosofia”
Imagem: Álvaro Pais, em gravura do século XIX - Biblioteca Nacional de Portugal.


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...