segunda-feira, 8 de maio de 2017

ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR

 
 
 
 
ATELIER-MUSEU JÚLIO POMAR

 (Lisboa, Portugal, 1926)
 
 
Além da obra de pintura, desenho, escultura, cerâmica, gravura, etc., Júlio Pomar escreveu: Da Cegueira dos Pintores, Então e a Pintura? e duas colectâneas de poesias Alguns Eventos e TratadoDitoeFeito.
 
***
 
O Atelier-Museu Júlio Pomar conta com um acervo de várias centenas de obras, doadas pelo artista à Fundação Júlio Pomar e depositadas por esta no Atelier-Museu.
A relevância deste acervo, que inclui pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, colagens e assemblage, prende-se também com o testemunho histórico que envolve.
 
O conjunto de obras que compõe o depósito mostra, talvez como nenhum outro no panorama das artes plásticas nacionais, o percurso de um artista que experienciou diferentes épocas, períodos e contextos políticos, absorvendo influências plásticas e, simultaneamente, quebrando com elas. Assim, a um só tempo, este acervo constrói e integra em si uma parcela da história da arte, num arco temporal que vai do neo-realismo à completa assunção da modernidade, espelhando a conquista da autonomia artística e dos seus desenvolvimentos plásticos.
 
Além das obras de arte, o património, depositado pela Fundação Júlio Pomar no Atelier-Museu, abrange um acervo documental e bibliográfico, composto por centenas de imagens, livros e catálogos, artigos de jornal e outros registos históricos. Estes permitem enquadrar a obra do artista em cada época e contexto, e perceber o seu impacto estético e sociocultural. Considerando este domínio, o trabalho do museu envolverá também o estudo e sistematização contínua do acervo.
 
in “Atelier–Museu Júlio Pomar”
 

 
 
 
 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...