quarta-feira, 31 de maio de 2017

VINICIUS DE MORAES - Canção da Eterna Despedida

 
 
 
 
 VINICIUS DE MORAES
(Rio de Janeiro, Brasil, 1913-1980)
 
Poeta, dramaturgo, cantor e compositor

Vinicius de Moraes foi um poeta rodeado de amigos. A amizade foi tema de muitos de seus poemas, crónicas e músicas. Era um poeta que ficou conhecido tanto por criar sua obra a partir dos afectos das suas mulheres, quanto pelo amor aos amigos. Foram décadas de trocas constantes entre seus pares de literatura e música, construindo pactos afectivos e histórias de vida.
Com sua polivalência cultural e social, Vinicius esteve rodeado desde a juventude por pessoas das mais diferentes classes e procedências. Eram anônimos e famosos que contribuíram de alguma forma para sua vida e obra. Podemos citar, entre tantos, nomes como Octávio de Faria, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, António Maria, Pablo Neruda, Oscar Niemeyer, Di Cavalcanti ou Portinari.

 

in “ in Vinicius de Moraes”

***

Palavras de Vinicius de Moraes
 
“Ah, se eu pudesse dizer tudo que tenho trancado aqui no peito. Mas não posso. Eu não posso nem chorar. Eu acho que, se eu chorasse, iam sair pedras dos meus olhos.”
 
 
 
CANÇÃO DA ETERNA DESPEDIDA
 
 
     A noite é linda
inda palpita no mar
a lua cheia a se esvair em luar...
Vem, ó minha amada
e fica linda e sem véu
como essa lua no céu
 
Eu sou o mar
Ó meu amor, diz que sim
E vem pousar o teu luar sobre mim
Vem que todo dia
Cada noite tem um fim
só para no separar
 
Ai,minha amada
madrugada chegou
e a sua luz me diz que devo partir
Mas meu coração
não compreende a razão
de me arrancarem de ti
 
É tanta a mágoa
desta separação
que já meu corpo chora a falta do teu
Que esses cantos meus
são como os prantos de adeus
por me arrancarem de ti
 
 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...