sábado, 27 de maio de 2017

CATEDRAL DE PISA

 
 
 
 
CATEDRAL DE PISA

 
A riqueza e o prestígio dos estabelecidos centros de adoração cristã durante a época românica estão reflectidos nas proporções cada vez maiores das igrejas construídas nessa altura. O que está perfeitamente ilustrado pelo famoso conjunto de catedral, campanário e baptistério de Pisa, em Itália.
O progresso na construção de abóbadas em pedra e a utilização de arcadas periféricas (que ajudam a reduzir a grossura da parede exterior) utilizam-se para explorar as possibilidades de iluminação e decoração, mais tarde realizadas com grande efeito na arquitectura gótica europeia.
Em Itália, os restos da arquitectura romana foram uma fonte de material arquitectónico e precedentes estilísticos. Juntamente com as influências da cultura bizantina, fornecem a continuidade entre os mundos antigo e medieval. A forma simples e rectangular de basílica da primitiva igreja cristã, do século IV, tem uma nave central e naves laterais e mais tarde adaptou-se a cerimónias que necessitavam de transeptos, numa planta cruxiforme.

 

in “Arquitectura” – Neil Stevenson

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...