quinta-feira, 11 de maio de 2017

O SANTO QUE FALAVA AOS PÁSSAROS

 
 


 
O SANTO QUE FALAVA AOS PÁSSAROS

 
A 28 de Novembro de 1983, a Ópera de Paris acolhe um dos maiores eventos operáticos dos últimos anos: a estreia da única ópera de Olivier Messiaen, Saint François d´Assise.
A gestação da obra não foi fácil, pois o próprio compositor duvidava dos seus dotes como músico dramático ou, pelo menos, da sua capacidade para escrever um drama convencional, de situações convencionais…
A escolha de São Francisco de Assis como personagem central da obra não é casual. Homem de profundas convicções religiosas, Messiaen identificava-se com este santo, não só pela sua humildade e fé singela e espontânea, mas também pelo seu amor à natureza e às suas criaturas, especialmente os pássaros, outra das grandes paixões de Messiaen.
Quase dez anos dedicou à composição da partitura, «a minha obra mais rica, síntese de todos os meus achados musicais», nas palavras do músico. O êxito e o reconhecimento generalizados coroam a sua proposta.

 
in “Crónica da Música”
Imagem: fresco de Giotto (Itália, 1267 – 1337).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

MALMEQUER

MALMEQUER Português, ó malmequer Em que terra foste semeado? Português, ó malmequer Cada vez andas mais desfolhado Ma...